Genograma e Ecomapa: revisão bibliométrica das publicações globais

Análise bibliométrica sobre genograma e ecomapa

Authors

  • Samantha Gomes Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic de Araras
  • Ivan Santos Pontífice Universidade Católica de Campinas
  • Elizabeth Cabral Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic de Araras
  • Márcio Cristiano de Melo São Leopoldo Mandic Araras https://orcid.org/0000-0001-9840-0309

DOI:

https://doi.org/10.31005/iajmh.v4i.204

Keywords:

Genograma, Ecomapa, Atenção Primária à Saúde

Abstract

O genograma e o ecomapa são ferramentas/instrumentos utilizados em Estratégias de Saúde da Família na Atenção Primária em Saúde no Brasil e em outros países a fim de compreender a composição familiar e suas respectivas interações entre os membros da família e com membros que compõem seus núcleos sociais. O objetivo deste estudo foi identificar a produção científica global sobre as ferramentas genograma e ecomapa, com relação ao volume de publicações, sua dinâmica temporal e os países de publicação, bem como seus delineamentos metodológicos e principais achados. Foi realizada uma análise de revisão bibliométrica com base nas publicações disponíveis nas principais bases de dados de indexação de periódicos da saúde. Dos 20 trabalhos analisados quanto seu país de publicação entre o ano 2000 e 2021, 55% (n=11) foram publicados em periódicos brasileiros, 40% (n=8) foram publicados em periódicos dos Estados Unidos da América e 5% (n=1) na Austrália. Em conclusão, como observado nos resultados, o volume de artigos que compuseram a amostra final a ser estudada incorporam a utilização primária do genograma e ecomapa para alcançar os objetivos propostos, nos convidando a atentar para sua utilização como um forte instrumento de ampliação da prática clínica através do Método Clínico Centrado na Pessoa pautado em evidência científica.

Author Biography

Márcio Cristiano de Melo, São Leopoldo Mandic Araras

Possui graduação em Enfermagem - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3 (2010), Especialização em Saúde Coletiva com foco em Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2012), Mestrado em Saúde Coletiva, área de concentração em Epidemiologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, atualmente doutorando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência com ensino superior em disciplinas de saúde coletiva e epidemiologia, ensino técnico, pesquisa de campo e desenvolve pesquisas com os temas: HIV/Aids e doenças de notificação compulsória.

Published

2022-03-23

How to Cite

Gomes, S., Santos, I., Cabral, E., & de Melo, M. C. (2022). Genograma e Ecomapa: revisão bibliométrica das publicações globais: Análise bibliométrica sobre genograma e ecomapa. InterAmerican Journal of Medicine and Health, 4, 1–7. https://doi.org/10.31005/iajmh.v4i.204

Issue

Section

Review Articles

Most read articles by the same author(s)